terça-feira, 8 de setembro de 2009

Matéria-prima


Ultimamente, esse grito de "fora Sarney!" tem ecoado nas nossas cabeças constantemente. Mas será que simplesmente colocar o referido senador da república para fora do seu cargo resolverá os nossos problemas políticos? Mais do que nunca acho que as coisas não são tão simples assim...

Existe um texto rodando na internet intitulado "Precisa-se de Matéria Prima para construir um País", atribuído ao João Ubaldo Ribeiro, que começa assim:

“A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão e corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país.” (...)

Esse artigo aponta categoricamente que o problema está em nós, que os políticos que vão ao poder refletem a nossa condição como povo. E sinceramente, sou inclinado a concordar. Não adianta “fora Sarney” ou quem quer que seja, se a nossa mentalidade continua a mesma. Sai este, entra outro e assim segue ininterruptamente. “Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada.”, enfatiza o referido texto.
Então, o problema não está somente nos filhos das putas desses políticos escrotos que só querem se dar bem políticos equivocados que usam o poder como forma de enriquecimento ilícito. Somos todos nós enquanto cidadãos.
Então leiam todo o texto e meditem.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui!
*

Nenhum comentário: