sexta-feira, 19 de março de 2010

Camisinha


Há uns dias atrás recebi um email com um vídeo que, em minha opinião, é a melhor publicidade em prol do uso da camisinha que já vi. É ao mesmo tempo instrutivo e divertido, prescindindo até certo ponto, de pudor.
Porém, hoje eu li um artigo onde dizia que a propaganda de prevenção à AIDS gira basicamente em torno do tema “use camisinha”, já que as outras formas de contato capazes de gerar contágio já não representam um número elevado nas estatísticas de transmissão do vírus. Então, a primeira coisa que nos vem à cabeça quando vemos uma propaganda “use camisinha” é: "Tudo bem. Se eu usar camisinha eu não vou pegar AIDS". Essa é a mensagem emitida pela mídia, sobretudo pela TV em programas direcionados aos jovens (MTV, Malhação, etc.).
Ou seja, transe com quem e quando quiser, mas use sempre camisinha.
Observa-se aí que a mensagem que se passa, sobretudo ao jovem, é que transem a torto e a direito com quem quer que seja, somente lembrando-se da camisinha. Claro que se alguém levar uma vida sexual promíscua assim, é mais do que imprescindível o uso do preservativo, senão nos tempos de hoje seria até uma forma de suicídio indireto. Porém, apesar da presença da camisinha nessa situação, não é exatamente isso que uma pessoa com um mínimo de senso crítico entenderia esse tipo de vida sexual como prática de sexo seguro.
O sexo seguro ou responsável não implica somente o sexo com camisinha. O sexo seguro ou responsável é aquele onde duas pessoas que se conhecem com o mínimo de intimidade, que já possuem pelo menos alguma ligação e que têm o mínimo de maturidade, mantém relações sem prescindir do uso da camisinha. Esse que deveria ser o direcionamento.
Não se trata de um discurso moralista, e sim, de um apelo à noção de conservação e de qualidade de vida.
Contudo, ainda é importante a veiculação de propagandas em prol do uso da camisinha, porque se não se pode ainda alcançar o ideal, que pelo menos se tente ao máximo salvar vidas. Vejamos o então o divertido vídeo citado no início do texto.

*

Um comentário:

Bruno Gomes disse...

Deus é mais esse vídeo! (risos)

Mas gostei do texto, bom discurso!

Abraços! =)