quarta-feira, 14 de outubro de 2009

POTENCIALMENTE e REALMENTE

Segundo o emérito filósofo Aristóteles, todas as coisas existem em potência e realidade. Por exemplo, uma semente já é algo por si só, mas também é potencialmente uma árvore; uma árvore é uma realidade que veio da semente, que já era uma árvore em potência.
Um ser em potência só pode se tornar uma realidade mediante algum movimento. O movimento vai sempre da potência ao ato para se tornar realmente algo ou alguma outra coisa diferente.

Meio complicado, né...? Então vamos a um exemplo prático:

O pai estava vendo televisão tranqüilamente, quando o filho, que brincava em sua frente, surge com uma pergunta:
- Pai, qual é a diferença entre POTENCIALMENTE e REALMENTE?

O pai pensa um pouco e responde:
- Filho faz o seguinte; primeiro, pergunta a tua mãe se por 1 milhão de dólares ela faria amor com o Richard Gere. Depois, pergunta a tua irmã se por 1 milhão de dólares ela faria amor com Brad Pitt. E, finalmente, pergunta ao teu irmão se por 1 milhão de dólares ele faria amor com o Tom Cruise.... Quando me trouxer as respostas, eu te explico a diferença entre potencialmente e realmente.

Horas depois, o filho voltou e descreveu ao pai as respostas:
- A mãe disse que nunca pensou em te trair, mas que por 1 milhão de dólares, e com o Richard Gere, ela não pensaria duas vezes.
- A mana respondeu que seriam dois sonhos realizados de uma só vez. Dar uma com o Brad Pitt e ainda por cima ficar milionária.
- E, finalmente, meu irmão disse que por 1 milhão de dólares faria amor até com o Lula, quanto mais com o Tom Cruise!

Então o pai respondeu:

- Pois é isso, meu filho. POTENCIALMENTE, a nossa família tem condições de ganhar 3 milhões de dólares. Mas REALMENTE o que temos, são duas putas e um viado.
...

Entenderam...?!
*

3 comentários:

Eva disse...

Akakaka.
Você tem potencial para ser um bom piadista...

Bruno Gomes disse...

Quando vc me fez esse pergunta por MSN eu respondi inocentemente que realmente dá idéia de certeza, enquanto potencialmente dá idéia de possibilidade.

Pensei que era apenas uma questão gramatical! (risos)

Abraços =)

Figueredo Dias disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa postagem foi muito boa.
Filosofia assim é tão leve...rsrsrs